Beat Box

Beat Box
O termo beat box que significa literalmente caixa de batida refere-se a percussão vocal do Hip Hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos deDjs, simulação de cornetas, cordas e outros intrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. Muitos autores consideram o rapper norte-americanoDoug E. Fresh como o grande pioneiro dessa arte. Porém, pesquisas recentes apontam para o compositor, músico e cantor brasileiro Marcos Valle como inventor da beat box.

Em 1973 Valle gravou para seu LP “Previsão do tempo” a faixa “Mentira”, na qual ele emula uma bateria com sua voz e dessa forma executa um padrão rítmico e uma virada. Numa entrevista de 2008 para o pesquisador acadêmico Alexei Michailowsky, Valle revelou grande surpresa ao saber que era um dos pioneiros da beatbox.  Relembrando a gravação da faixa, ele afirmou que a idéia surgiu ao acaso como uma mera experiência, lhe agradou e foi incorporada à gravação final.

Atualmente, Marcelo D2  mostra que quem tem estilo e pode mesmo ousar. Nos shows D2 divide as atenções com Fernandinho Beat Box por ser mestre em fazer todo mundo enlouquecer com suas batidas.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s