Graffiti

Origem do Graffiti
“Desde a pré história o homem come, fala dança e grafita”. A frase dita pelo artista plástico Maurício Villaça simplifica bem o  que é graffiti, uma  forma  de expressão  surgida nos primórdios da humanidade. A palavra Graffiti em italiano e plural de graffito cujo significado em latim é “escrita feitas com carvão”.

Na Pré História pintando nas Cavernas - Pinturas Ruprestes

O homem grafitava tanto na pré historia pintando o seu dia a dia nas cavernas, quanto no Egito antigo quando retratavam os seus estilos de vida nas paredes de suas casas ou em Roma quando eram mensagens proféticas, protestos e outras formas de divulgação de leis e eventos públicos nos muros das cidades. No decorrer dos séculos o graffiti continuou sendo praticado com maior ou menor intensidade  dependendo do local ou período, até que no início dos anos 70 nos guetos de Nova Iorque jovens que sentiam a necessidade de se expressar ou simplesmente colorir e enfeitar os muros da cidade, começaram a desenhar os nomes com letras estilizadas e coloridas além de personagens  famosos da época utilizando a tinta spray.

O Graffiti na Atualidade

Pinturas Vagões do Metrô

Estimulados pelo meio que viviam jovens denominados writers (escritores) passaram a querer assinar seus nomes e os de ruas e galeras nas paredes dos bairros e vagões do Metrô. Essas simples assinaturas evoluíram para letras com formas mais trabalhas e coloridas o chamado Trowup sendo praticado em larga escala  transformou muitos trens do Metrô em verdadeiros painéis ambulantes gerando documentários, livros e revistas que retratavam esses painéis. A partir daí o graffiti com spray se firmou como uma técnica artística e logo se espalhou pela Europa e EUA, enfeitando as ruas e despertando a atenção de outros artistas europeus e americanos de diferentes estilos, criando um movimento de juventude que se integrava a cultura Hip Hop formando um estilo de desenho característico. Ato de ir as ruas pintar criticando o governo, retratando a realidade que viviam ou simplesmente marcando um espaço passa as galerias de arte e torna-se reconhecido e valorizado como uma técnica artística moderna e inovadora, que fala uma linguagem própria, jovem e de vanguarda. Na mesma tendência do graffiti surge a street art, muito influenciada pela pop art que se utiliza de colagens de adesivos, stencil (molde vazado) para interfirir nas ruas das cidades consturindo verdadeiras exposições a céu aberto.

 

O Graffiti no Rio de Janeiro

Graffiti no prédio - EMA

O Rio de janeiro também desponta no cenário nacional do graffiti revelando talentosos pintores, com especial atenção para os personagens, dentre os quais EMA, Flesh Beck Crew e Nação Crew. Nas grandes cidades brasileiras e do mundo o graffiti vem cada vez mais se tornando um elemento presente pela forma direta e impactante com a qual se comunica com o público.

O Graffiti no Brasil

Graffiti em Olinda – Brasil

No Brasil  o graffiti supera cada vez mais um preconceito de ser associado a pichação por utilizar a tinta spray, sendo considerado por poucos até como uma “arte menor”. Artistas vem demonstrando trabalhos que se torna cada vez mais um instrumento de ação cultural por parte de projetos do terceiro setor. Empresas e iniciativas artísticas diversas também solicitam essa técnica de pintura ampliando as perspectivas de um mercado profissional. Hoje São Paulo é a cidade onde o graffiti ganhou mais desenvolvimento, possuindo uma incrível quantidade de artista e um estilo característico de tipografia de trown-up, internacionalmente admirados. Os artistas mais destacados dessa cena são Os Gêmeos e a representação feminina da Nina Pandolfo.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s